sábado, 22 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012


Nesse mundo agitado e instantâneo em que vivemos, as informações são publicadas,2012 divulgadas e “absorvidas” com muita rapidez. E isso tem conseqüências, como lembrou o grande escritor e semiólogo italiano Umberto Eco: “Tudo surge lá [na internet] sem hierarquia. A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar”.

Então, vamos seguir o conselho do mestre e selecionar o que consideramos os melhores posts de 2012, atendendo ao convite da Blogagem Coletiva feito por Cláudia Beatriz, do Aprendiz de Viajante

Nosso blog tem o foco do Turismo de Aventura, mas nem sempre conseguimos viajar para destinos onde a interação com a natureza seja o ponto principal. Assim, o Aventura Mango inclui dicas, análise de equipamentos, resenhas de livros e normas, etc. Mas, o que gostamos mesmo é de viajar e compartilhar experiências (clique em cada título para ler o post):



1) Trilha para Cachoeira do Roncador

Roncador2
Uma trilha simples e bonita, que pode ser feita em poucas horas é o post mais acessado do Blog ! A cachoeira do Roncador, com pouco mais de 40m  é formada no Rio Bananeiras e é a maior cachoeira da Paraíba.

2) Pôr do sol no sertão

Pr do sol
Nosso nordeste tem belezas que contradizem alguns infelizes estereótipos. Um dos mais belos arrebóis que assistimos, ao som de uma bela sanfona, foi na Serra da Capelinha, em Parelhas-RN

3) Rafting em família no Rio do Peixe

Corredeira2
Aventuras são ótimas. Quando podemos fazê-las em família, tudo fica ainda melhor. Situada a apenas 135 Km de São Paulo, a região da cidade de Socorro é um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de atividades de aventura. O rafting foi muito divertido.

4) Tirolesa interestadual

Voo3
Continuando em Socorro-SP, fomos em busca de um pouco mais de adrenalina. E que emoção! Atravessar 1km em uma tirolesa que chega a cruzar a divisa São Paulo – Minas Gerais!

5) Nos caminhos da Serra do Cipó

TabuleiroCima5
Já tínhamos ido a Minas Gerais inúmeras vezes, mas nossa primeira aventura teve um palco belíssimo: a região do cerrado na Serra do Cipó. Fizemos 4 posts sobre a travessia Lapinha-Tabuleiro e escolhi o trecho entre a casa de D. Ana Benta e a casa de Seu Zé de Olinta, com a visita à Cachoeira do Tabuleiro, pela parte de cima.

6) Abra sua Janela

JanelaPati
Diferente dos demais, este pequeno post não é sobre uma viagem específica, mas traz uma reflexão sobre o que significa para nós sair da “zona de conforto”.

7) Nas neves do Kilimanjaro

Neve1
Nossa primeira viagem ao continente africano e, logo de cara, o maior desafio que já enfrentamos: subir o Kilimanjaro, a maior montanha da África. Escrevemos 7 posts, desde a preparação até o retorno. Escolher um foi fácil: o dia em que chegamos ao cume. Para nós, o melhor post de 2012.

8) Momento Animal Planet: a vida selvagem no Ngorongoro

Leoas 2
A maioria de nós já viu muito documentário sobre a vida selvagem na África. Desde criança, sabemos que os bichos existem e até já os vimos em zoológicos, mas nada se compara a passar um tempo acompanhando sua vida na natureza.

9) Praia de Kizimkazi, Zanzibar

Kimzikazi 4
Ok, moramos em uma cidade que tem praias lindas. Mas a pequena praia de Kizimkazi nos impressionou pela cor de suas águas e pela beleza de seus corais e areias. Tudo isso com uma pequena praia de pescadores

10) Belezas da Terra dos Cristais

Chapu do Sol  2
Formações rochosas e cachoeiras, na pequena cidade de Cristalina – GO, são uma opção bem interessante para quem quiser fugir um pouco de Brasília.

11) Acari: expedição fotográfica

Gargalhareiras 1
Finalzinho do ano e resolvemos fazer um curso intensivo de fotografia digital. Ótima decisão. Este post foi o primeiro com fotos após conhecermos mais sobre as técnicas e arte de uma boa foto. Gostaram?

12) Trilha do Rio do Boi

Rio_do_Boi 8
Dezembro também foi o mês em que participamos do Adventure Bloggers, a convite da Roberta Martins, do Blog Territórios. Uma experiência fantástica, em ótima companhia. O post relata a primeira parte da trilha do Rio do Boi, a mais exigente que fizemos. Em 2013 tem mais

Aproveitamos para agradecer a todos que visitaram, comentaram, contribuiram com sugestões e compartilharam nossas experiências. Um blog de viagens só tem razão de exisitir se puder fazer alguma diferença para quem gosta de sair pelo mundo. Muito obrigado e que 2013 traga muitas outras aventuras !!

Outros blogs participantes da Blogagem Coletiva

360 Meridianos Dicas e Roteiros de Viagens Sergionauta
Andarilhos do Mundo Entreviagens Territórios
Andreza Dica & Indica Esse Mundo é Nosso Turismo Backpacker
Aprendiz de Viajante Mala de Rodinha e Necessaire Turista Profissional
As Peripécias de uma Flor Na Viagem com Camila Viagem pelo Mundo
Aventure-se Nerds Viajantes Viajar nas Dicas
Blog Check-in Nós no Mundo Viaje Sim
Bora pra Malta Preciso Viajar Viver Plenamente Paris
Compartilhe Viagens Revista de Viagem  
Dani Polis Rodando pelo Mundo  
Destino Provence Se Pluga no Mundo  

7 comentários:

  1. Que maravilha de 2012, hein? Grandes aventuras! Pena que quando morava em Minas eu ainda não curtia tanto turismo de aventura! :/ mas voltando lá confiro tuas dicas!

    Viagens alucinantes, vou continuar navegando na retrospectiva! Abração e feliz 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Michel
      Não temos do que reclamar em 2012..hehehe. 2013 também promete muita coisa boa
      Grande abraço e que o próximo ano também te traga muitas alegrias
      Valeu !!

      Excluir
  2. Olá Jodrian,
    Mesmo sem comentar muito, to sempre por aqui. Como não posso mais fazer este tipo de aventura (idade+joelho+coração), adoro ler seus relatos, pois meu espírito sempre foi aventureiro. A viagem do Kili eu babei... Um dia vou lá só para ve-lo na sua base. Como caminhei nos canios de Itaimbezinho e Fortaleza por cima, fiz a trilha de baixo lendo seu post.
    Aproveito para desejar-lhe um Feliz Natal, e um Ano Novo com muitas viagens e aventuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Flora.
      Acredito que essa é uma das funções do blog: fazer viagens em conjunto com os leitores. Fico feliz em saber que podemos levar (e inspirar) os amigos aos lugares que visitamos, ainda que virtualmente, do mesmo jeito que também visito virtualmente vários locais que talvez nunca vá ou por opção ou pela absoluta impossibilidade decorrente de ter que escolher um destino neste vasto mundo. Que 2013 seja muito bom prá você
      Grande abraço !

      Excluir
  3. Ei Jodrian,

    Não tenho nem dúvidas o quanto o ano de 2012 foi especial para você em viagens! A conquista do Kilimanjaro foi fantástica! Parabéns.
    Sua seleção está ótima. Reúne muitos lugares que ainda não conheço mas tenho muita vontade de me aventurar.
    Foi um prazer conhecer você, mas ficou faltando conhecer a Rosana, quem sabe ano que vem! ;)
    Desejo que 2013 seja um ano de muitas felicidades, realizações e viagens!

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lillian
      Verdade, 2012 foi um ano viajante muito bom e foi o ano em que pudemos conhecer muita gente boa, incluindo, é claro, você e o Helder. Certamente em 2013 teremos oportunidade de novos encontros (quem sabe em Natal?). Um excelente Ano Novo prá vocês, com tudo que os NerdsViajantes merecem :)

      Excluir
  4. vossa que imagens lindas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...