Sol, águas mornas, céu azul…nada melhor que ficar sentado em uma barraca de praia curtindo a brisa, sem fazer nada, certo? Nada disso! As atividades em contato com a natureza estão ali perto e vale a pena mexer os músculos.
Mantivemos contato com a operadora e chegamos um pouco mais cedo que o horário previsto e fomos direto ao quiosque da Bicho do Mangue, empresa que realiza o passeio. Enquanto o pessoal agendado (e atrasado) não chegava, aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre o percurso e a infra-estrutura disponível.
O grupo recebeu os coletes salva-vidas e uma breve explicação do percurso. Logo em seguida, os guias auxiliaram a entrada das pessoas nos caiaques e cada embarcação ia aguardando na água até que todos estivessem prontos. Na verdade, como o caiaque é aberto, não é nada complicado e com poucas orientações, os participantes já conseguem seguir remando. Como percebemos depois, um alongamento muscular antes de cair na água teria sido muito adequado.
Dois guias nos acompanharam e um deles fez as fotos que ilustram este post (são gravadas em CD, mediante um adicional de R$ 10,00 e entregues nos locais de hospedagem dos clientes).
|
|
Acompanhando as falésias (Rema que eu faço pose prá foto) |
Atravessando o manguezal |
A Lagoa de Guaraíras faz parte do Sistema Lagunar-Estuarino Nísia Floresta - Papeba – Guaraíras, incluindo parcialmente os municípios de Nísia Floresta, Georgino Avelino, Arês e Tibau do Sul e está inserida na Área de Proteção Ambiental Bonfim / Guaraíra. |
A Lagoa já esteve isolada do mar, mas em 1924, a reabertura de um canal, originalmente construído pelos holandeses, fez desaparecer o povoado e manteve a ligação permanente com o mar. Aliás, a invasão holandesa (1630-1654) marca presença na Ilha do Flamengo, onde ainda se encontram marcas do fortim holandês. O passeio de caiaque não vai até lá, mas é possível visitá-la, saindo de canoa a partir de Patané, no município de Arez.
Sincronia nas remadas |
Retorno do grupo |
Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.
Dicas e orientações
|
Maravilha de paisagem e de passeio! Caiaque entrou pra lista de esportes favoritos, uma das melhores formas de apreciar a natureza e entrar em contato consigo mesmo, as remadas são um convite aos devaneios!
ResponderExcluirConcordo !!
ExcluirO ritmo cadenciado e sem barulho é ótimo para apreciar o que a natureza tem de belo. Também curti muito.
Grande abraço
Jodrian
Que passeio incrível!!!!! A Lagoa de Guaraíras é lindíssima! O pôr-do-sol de lá imperdível.
ResponderExcluirVerdade !!
ExcluirNão conseguimos ficar até o Pôr-do-Sol, mas imagino como deve ser lindo.
Grande abraço