segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Caiaque na Lagoa de Guaraíras



Sol, águas mornas, céu azul…nada melhor que ficar sentado em uma barraca de praia curtindo a brisa, sem fazer nada, certo? Nada disso! As atividades em contato com a natureza estão ali perto e vale a pena mexer os músculos.

Mantivemos contato com a operadora e chegamos um pouco mais cedo que o horário previsto e fomos direto ao quiosque daCaiaque na Lagoa de Guaraíras 2 Bicho do Mangue, empresa que realiza o passeio. Enquanto o pessoal agendado (e atrasado) não chegava, aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre o percurso e a infra-estrutura disponível.

O grupo recebeu os coletes salva-vidas e uma breve explicação do percurso. Logo em seguida, os guias auxiliaram a entrada das pessoas nos caiaques e cada embarcação ia aguardando na água até que todos estivessem prontos. Na verdade, como o caiaque é aberto, não é nada complicado e com poucas orientações, os participantes já conseguem seguir remando. Como percebemos depois, um alongamento muscular antes de cair na água teria sido muito adequado.
Dois guias nos acompanharam e um deles fez as fotos que ilustram este post (são gravadas em CD, mediante um adicional de R$ 10,00 e entregues nos locais de hospedagem dos clientes).


Caiaques aguardando para cair na água
Caiaques aguardando seus remadores
Coletes para o caiaque
Coletes de todos os tamanhos
Caiaque na Lagoa de Guaraíras 1
Acompanhando as falésias (Rema que eu faço pose prá foto)
Vamos nos acostumando com as remadas e seguimos mais próximos à margem, vendo as falésias e a vegetação de mangue até uma pequena praia, onde houve uma pausa para descanso e banho. 15 minutos depois, o grupo veste novamente os coletes e segue para outros recantos de manguezal.


Atravessando o mangue na Lagoa de Guaraíras - Caiaque
Atravessando o manguezal

Lagoa Guaraíras
A Lagoa de Guaraíras faz parte do Sistema Lagunar-Estuarino Nísia Floresta - Papeba – Guaraíras, incluindo parcialmente os municípios de Nísia Floresta, Georgino Avelino, Arês e Tibau do Sul e está inserida na Área de Proteção Ambiental Bonfim / Guaraíra.

A Lagoa já esteve isolada do mar, mas em 1924, a reabertura de um canal, originalmente construído pelos holandeses, fez desaparecer o povoado e manteve a ligação permanente com o mar. Aliás, a invasão holandesa (1630-1654) marca presença na Ilha do Flamengo, onde ainda se encontram marcas do fortim holandês. O passeio de caiaque não vai até lá, mas é possível visitá-la, saindo de canoa a partir de Patané, no município de Arez.


Caiaque simples e duplos
Sincronia nas remadas
São disponibilizados caiaques duplos e simples. Para remar em dupla, o importante é manter a sincronia entre as remadas.


Grupo de caiaque na Lagoa Guaraíras
Retorno do grupo

Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.


Dicas e orientações


  • Sempre consulte previamente os horários do passeio, que dependem dos horários das marés para serem realizados: a entrada para o manguezal ocorre ao final da maré enchente e o retorno no início da maré vazante, de modo a reduzir o esforço das remadas.
  • Proteção solar é imprescindível. Pode usar uma camisa de manga longa, de tecido leve, mas nunca deixe de usar protetor solar e boné.
  • Os guias recomendam e é verdade: não force o ritmo na ida. Guarde forças para as remadas de volta.
  • Pode ir descalço. Eu usei uma Five Fingers.
  • Se quiser pesquisar mais algumas dicas sobre como usar caiaques, recomendo visitar este link
  • Quem opera: Bicho do Mangue
  • 4 comentários:

    1. Maravilha de paisagem e de passeio! Caiaque entrou pra lista de esportes favoritos, uma das melhores formas de apreciar a natureza e entrar em contato consigo mesmo, as remadas são um convite aos devaneios!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo !!
        O ritmo cadenciado e sem barulho é ótimo para apreciar o que a natureza tem de belo. Também curti muito.
        Grande abraço
        Jodrian

        Excluir
    2. Que passeio incrível!!!!! A Lagoa de Guaraíras é lindíssima! O pôr-do-sol de lá imperdível.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Verdade !!
        Não conseguimos ficar até o Pôr-do-Sol, mas imagino como deve ser lindo.
        Grande abraço

        Excluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...