domingo, 3 de agosto de 2014

Cuba by Bike

Logo_cuba_peq

O começo

No início deste ano, fomos convidados por nossa amiga Cristiane Macedo para participar de uma reunião onde seria apresentado o roteiro de uma viagem à Cuba, onde o ponto principal seria percorrer parte da costa oriental da ilha de bike. Assistimos à apresentação de Loiret García, que seria nosso guia durante o percurso e resolvemos aderir.


À época, ainda não tinhamos bikes e, portanto, pouquíssima experiência em pedaladas. Compramos e começamos a entrar nesse mundo novo, onde as peças atendem por nomes como: canote, pedivela, garfo, etc. Também percebemos que não se compra uma bike pronta. Há vários acessórios que precisam ser acrescentados para dar mais conforto, segurança e permitir o transporte de bagagens. Bar ends, Bagageiros, descanso, luzes de sinalização, porta garrafa, alforges vão adicionando recursos (e peso) às bikes.

Ok, estávamos na tribo e tínhamos que praticar o que fosse possível. Fomos algumas vezes à Rota do Sol (que, infelizmente ainda apresenta alto índice de insegurança por conta da falta de respeito dos motoristas e por assaltos aos ciclistas – link) e, com mais freqüência, à Via Costeira aos domingos. Além, é claro, de nossas corridas com nosso preparador Batista.


O roteiro

O percurso somou cerca de 270 Km, saindo de Sancti Spiritu com destino a Jaguey Grande. Além de pedalar, ainda fizemos percusos em caminhão adaptado, trilhas à pé e com mulas. Muita diversão !

Mapa do percurso Cuba By Bike

Dia
Atividade
Percurso de bike aprox. (Km)

Link para o post

1º (19/07)
Bike tour em Havana
17

Link

2º (20/07)
Transporte das bikes de Havana até Sancti Spiritu e pedalada entre Sancti Spiritu e Banao. Trilha em mulas.
40

Link

3º (21/07)
Trilha em mulas. Pedalada entre Banao e Trinidad
52

Link

4º (22/07)
Visita ao Parque Nacional de Topes de Collantes. Trilha à pé.
----

Link

5º (23/07)
Pedalada entre Trinidad e Guajímico
41

Link

6º (24/07)
Pedalada entre Guajímico e Cienfuegos
45

Link

7º (25/07)
Transporte das bikes de Cienfuegos até Caleta Buena e pedalada entre Caleta Buena e Playa Girón
9

Link

8º (26/07)
Pedalada entre Playa Girón e Playa Larga
37

Link

9º (27/07)
Pedalada entre Playa Larga e Jaguey Grande e transporte das bikes até Havana
29

Link

 

Além de belas paisagens caribenhas, as hospedagens em casas de moradores nos permitiu conhecer um pouco mais da vida em Cuba, resultando em uma visita com muito mais conteúdo.


O grupo

Nosso grupo foi formado por animados 13 ciclistas brasileiros (11 que residem em Natal e 2 de João Pessoa), que resultou em novas amizades que certamente serão fortalecidas em novas aventuras e encontros.
Em Sancti Spiritu - Cuba
Grupo em Sancti Spiritu
Nos próximos posts, vamos detalhar todos os dias desta viagem, incluindo os dias que passamos em Cayo Largo, antes das pedaladas ! Como “aperitivo”, seguem algumas fotos ao longo do percurso:

Bikes

Salto de Caburní no Parque Nacional de Topes de Collantes - Cuba

Havana

Consertando o pedal

Bikes estacionadas em Caleta Buena

IMG_4672

Aguardem os próximos relatos Alegre

5 comentários:

  1. Que legal! Tenho pesquisado sobre viagens de bicicleta e achei referências bem interessantes sobre Cuba. Fiquei pensando que gostaria de conhecer o país assim. Vou acompanhar cada detalhe dessa série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Camila !
      Gostei muito desta experiência e, certamente, outras virão. Estamos começando nesta modalidade e vou relatar o que aprendemos.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Que legal, Jodrian! Eu amo pedalar. Meu filho já herdou também essa paixão pois sempre quer que eu o leve pra escola de bike. Agora explorar Cuba de bike é algo que eu nunca tinha imaginado. Incrível! E super legal também foi a companhia de vocês, a maioria de Natal! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Karla
      O cicloturismo em Cuba foi uma experiência muito legal e certamente faremos outras aventuras. Concordo contigo: um grupo bem entrosado faz a diferença em qualquer viagem e o nosso foi muito bom !
      Grande abraço

      Excluir
  3. Que saudade dessa viagem. Espero pedalar outra vez com essa turma. This trip was really amazing!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...