terça-feira, 28 de maio de 2013

A caminhada continua. Rumo à Deboche


Khunde
Saindo de Khunde
Na saída do do vilarejo de Khunde passamos por algumas lojas, onde Rosana afirma que fez uma das principais aquisições de viagem: um par de simpáticas pantufas artesanais, que ajudaram a esquentar os pés nos alojamentos. A presença destas lojinhas é freqüente nos vilarejos.

Fizemos uma parada rápida para comprar uma torta de maçã muito boa e logo em seguida avistamos alguns adolescentes jogando vôlei. Manoel Morgado fez o convite: vamos lá jogar com os caras? Topei na hora. Formamos um grupo e fomos encarar um set a 3800 m de altura – vai pro currículo! É claro que foi bem divertido, embora a cada pequeno esforço o ar faltasse nos pulmões (cadê a “produção” com oxigênio !!!). Em tempo: ganhamos o set :)
volei a 3800 m
Moçada treinando
Vai para o curriculo - joguei volei a 3800 m
Brava equipe: Jodrian, Vitor, Reinaldo, Morgado e Maia. Defendendo as cores brasileiras a 3800m
Neste dia não tivemos um ganho de altitude – permanecemos a cerca de 3800m, mas não significa que foi leve: descemos 600 m para cruzar o rio Dudh Koshi, na localidade chamada Phunki Tenga e subimos mais 600 m para chegar a nosso destino.

Caminhada 2 Caminhada

A trilha tinha o Thamserku e o Kantega nos acompanhando à direita, motivo para várias e várias paradas para fotografias, aproveitando o céu azul. O ritmo seguia um pouco mais lento, mas a aclimatação estava ótima e o cansaço compatível com a exigência do percurso.

Bandeira AventuraMango
A bandeira do Aventura Mango indo cada vez mais alto.
Cerca de 5h de caminhada e finalmente chegamos à área do monastério de Tengboche, o maior monastério do Khumbu e importante centro espiritual. De cara, uma bela visão do Everest e do Lhotse. Não tem nada mais animador que isso!

Everest Lhotse
Everest à esquerda e Lhotse à direita
Tengboche Stupa
Stupa em Tengboche
Monastério de Tengboche
Entrada do Monastério
Uma merecida pausa para almoçar macarrão com vegetais e depois acompanhar uma cerimônia religiosa budista no interior do monastério, durante a qual 3 monges recitavam mantras com característicos sons guturais. As preces foram assistidas por muitos caminhantes, que deviam entrar descalços no recinto. Não foi permitido fotografar ou filmar.

Dragão Everest
Consegui este enquadramento interessante: O dragão no telhado do monastério parece
dialogar com o Everest
Descemos mais uns 50 m e chegamos ao Rivendell Lodge - o maior até agora, em Deboche. Muitos grupos, inclusive alguns que iam escalar o Everest, estavam hospedados lá. É interessante ver a movimentação de mochilas, duffle bags e observar as botas no lado de fora dos quartos (essa era a regra aqui).

Mais uma vez, a ordem para o banho quente foi decidida por sorteio, mas coube ao Reinaldo – aniversariante do dia – ficar com o 1º lugar. Justo.

A esta altura, o grupo estava cada vez mais integrado e o humor prevalecia. Piadas e brincadeiras deixavam o clima leve, o que também se refletiu no ânimo para prosseguir. Afinal, o físico e o psicológico devem estar em harmonia para um bom desempenho nas montanhas.

Outros posts da Série


1 - Como é !? Vão subir o Everest?
2 - Chegada à Kathmandu
3 - Explorando Kathmandu
4 - Kathmandu–Pashupatinah e Boudhanath
5 - Voando para um dos aeroportos mais extremos do mundo (Lukla)
6 - Começamos a jornada! Caminhada até Monjo
7 - Namche Bazaar
8 - No caminho para Thamo, a visita a monges budistas
9 - Rumo ao Everest Base Camp: chegamos aos 4000 metros
10 - Como as cargas são transportadas no Himalaia
11 - A caminhada continua. Rumo à Deboche
12 - Sol e esterco: fontes energéticas no Himalaia
13 - Os desafios continuam: caminhada até Dingboche
14 - Uma curta caminhada, lindas paisagens e um desafio
15 – Entrevista com Manoel Morgado
16 – Lobuche e o Memorial aos Sherpas mortos
17 - Quase lá: Gorak Shep
18  - Acampamento Base do Everest: Objetivo alcançado !

5 comentários:

  1. Estou amando demais essa série de posts!!
    Entro todo dia para ver se tem algo novo e confesso que já estou cogitando a possibilidade de fazer essa viagem, mas antes preciso fazer um tratamento intensivo para curar o sedentarismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mariana :)
      Sou muito suspeito para falar, mas qualquer esforço vale a pena para viver uma aventura como esta. Sem contar, é claro, que terás os benefícios da preparação física. Já leu nosso post sobre a preparação? ("Como é !? Vão subir o Everest?")
      Grande abraço,
      Jodrian

      Excluir
    2. Já li sim :)
      Deu um pouco de medo em pensar em fazer aquelas coisas pra sair do sedentarismo, mas já entrei em contato com um montanhista aqui em Curitiba que vai me passar mais uma dicas. Enquanto isso, sigo lendo seus posts e morrendo de vontade.

      Excluir
  2. Ei Jodrian,
    Linda a foto do dragão dialogando com o Everest. Está convidado para um "Revelando a Foto"!
    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...Muito obrigado, Lillian
      Vou preparar um texto sobre esta foto.
      Abraços
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...