![Duffle Bags à espera dos carregadores Duffle Bags](http://lh5.ggpht.com/-8Qq0DG7qPyw/UZ1ooETLdYI/AAAAAAAAFm4/Wj6GdAQ2_GM/Duffle%252520Bags_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Duffle Bags à espera dos carregadores |
Trilhas estreitas, altitude, acesso difícil. Ao longo de nossa jornada para o Acampamento Base do Everest, vimos como isso tudo representa um desafio para os caminhantes. Mas, se carregamos pequenas mochilas e sentimos o esforço necessário, como não imaginar as dificuldades para o transporte de cargas?
Vamos fazer uma pausa em nossos relatos do trekking e mostrar os recursos que são utilizados no Himalaia para o transporte de cargas:
Força humana
Os carregadores desempenham um importante papel no trânsito de mercadorias e, ao mesmo tempo, a atividade representa uma fonte de renda para a população.
Há dois tipos básicos de carregadores: aqueles que transportam os materiais para as expedições e os que levam mercadorias para lodges e comércio dos vilarejos. Normalmente, os carregadores de expedições têm uma melhor remuneração e sua carga é melhor controlada – vimos carregadores de mercadorias com cargas que, certamente, excedem o que seria razoável.
![Carregadores 2 Carregadores 2](http://lh3.ggpht.com/-zWN33Ij2BLE/UZ1wnDktbKI/AAAAAAAAFqw/bUOHle4gulE/Carregadores%2525202_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Carregador com o cesto (doko) |
![Carregador descansa Carregador](http://lh6.ggpht.com/-Myfu2jPWOjw/UZ1oriqOwnI/AAAAAAAAFnY/0KKo0gjMjLE/Carregadores%2525203_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800) |
Carregador de mercadorias para lodges e vilarejos
descansa com a carga apoiada em um suporte de madeira |
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![Carregando uma porta Carregando uma porta](http://lh6.ggpht.com/-uV5HlPuNUQ8/UZ1otUszoaI/AAAAAAAAFno/WRT8zi8_ROg/Carregando%252520uma%252520porta_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800) |
Nada é fácil. Aqui um carregador transporta
tábuas de madeira |
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![Carregadores 4 Carregadores 4](http://lh6.ggpht.com/-TtTjzk07IKY/UZ1ouuFKGqI/AAAAAAAAFn4/qY-saHVtyKs/Carregadores%2525204_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Carregadores de expedições na região entre Dingboche e Thukla |
Bovinos
Nas altitudes inferiores, o animal que aparece é o dzo – um híbrido entre o yak e o gado doméstico, com pelagem curta. Para altitudes mais elevadas, o que prevalece é o yak (fêmea: nak), com sua pelagem farta e apropriada para protegê-lo do frio intenso.
![Dzo Dzo](http://lh3.ggpht.com/--P6GmPX44bk/UZ1owuaf_OI/AAAAAAAAFoI/bleSXpYWQ08/Dzo%2525201_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800) |
Dzo |
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![Yaks Yak](http://lh3.ggpht.com/-r3xs1bTKnBg/UZ1oyAbNwVI/AAAAAAAAFoY/1p_tgNt-8P4/Yaks_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Yak |
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![Yaks 2 Yaks 2](http://lh6.ggpht.com/-dnnuFoaom1A/UZ1ozaxTVLI/AAAAAAAAFoo/zb_ujSdLQwQ/Yaks%2525202_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Yaks na trilha rumo à Gorak Shep |
Mulas
As mulas são um fenômeno recente (mais ou menos 2 anos). Têm menor capacidade de carga que os dzo e yak e só vão até a altitude de Namche Bazaar (cerca de 3400 m). Também são mais rápidas e mais instáveis, aumentando a necessidade de manter cuidado ao cruzar com caravanas.
![Mula 1 Mula 1](http://lh5.ggpht.com/-N7X3bmXA08M/UZ1o02283HI/AAAAAAAAFo4/DJ8bPuJDs_4/Mula%2525201_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800) |
Mula e sua carga |
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![Mulas Mulas](http://lh6.ggpht.com/-MttqBuZaU7k/UZ1o2eaHI3I/AAAAAAAAFpI/3x9f043H2D0/Mulas_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Em Namche Bazaar |
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![Congestionamento Congestionamento](http://lh5.ggpht.com/-Y3DFkKuNfN8/UZ1o4OL_rTI/AAAAAAAAFpY/hGbqCnQiY3c/Congestionamento_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Congestionamento: de um lado uma caravana de dzo e de outro as mulas
O que fazemos? ficamos parados esperando a trilha ficar liberada |
Helicópteros
Durante toda a caminhada, é comum ver helicópteros sobrevoando o trajeto entre Lukla e o Acampamento Base do Everest. Além de transportar cargas, são a escolha óbvia para resgate de caminhantes e alpinistas que necessitem ser atendidos com rapidez – aliás, é obrigatório que o seguro de saúde para o
trekking ao Acampamento Base inclua um eventual resgate por helicóptero.
![Helicóptero em Syangboche Helicóptero Syangboche](http://lh3.ggpht.com/-_biB5gSu6n8/UZ1o5hzfefI/AAAAAAAAFpo/QplGnSN75ys/Helic%2525C3%2525B3ptero%252520Syangboche%2525201_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Sobrevoando a pista de Syangboche |
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![Helicóptero Syangboche 2 Helicóptero Syangboche 2](http://lh3.ggpht.com/-RmQ6ogsvIWw/UZ1o7QaQezI/AAAAAAAAFp4/QXSWV7kSk80/Helic%2525C3%2525B3ptero%252520Syangboche%2525202_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Próximo à Syangboche |
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![Local de pouso de Helicóptero Local de pouso de Helicóptero](http://lh5.ggpht.com/-ZBJbGE_2ltM/UZ1o802YzSI/AAAAAAAAFqI/rEOt7Pclqow/Local%252520de%252520pouso%252520de%252520Helic%2525C3%2525B3ptero_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800) |
Atenção: Área de pouso de helicópteros |
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![Helicóptero pousando Helicóptero](http://lh6.ggpht.com/-eBaTFaa0PCg/UZ1o-FS0q-I/AAAAAAAAFqY/kfUcL6-Vb-s/Helic%2525C3%2525B3ptero%2525202_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800) |
Os locais de pouso, muitas vezes são rudimentares |
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Outros posts da Série
Ei Jodrian,
ResponderExcluirMuito interessante o suporte de madeira para descanso dos carregadores.
Abraços,
Lillian.
O volume de animais que encontramos nesta trilha é muito grande e todo cuidado é pouco, inclusive já houve acidentes com morte (tanto de turista, como de carregador). A orientação dada ao cruzar animais é dar a prioridade a eles, mantendo-se sempre no lado da montanha. Se possível suba numa pedra. Ficar do lado do penhasco é realmente perigoso!
ResponderExcluirImagino que um voozinho desses de helicóptero não seja barato. Vc teria, por acaso, uma referência de valores?
ResponderExcluirUm frete entre Kathmandu e Lukla - a preços normais sai US$ 6000,00. Entretanto, há possibilidades de conseguir um "encaixe" em vôos já programados para outros fins - 2 colegas da expedição gastaram US$ 450,00 cada um. Quando estávamos na volta, em Lukla, havia uma chance de fazer um panorâmico entre Lukla e o Acampamento base por cerca de US$ 500,00 por pessoa.
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