quarta-feira, 1 de maio de 2013

Voando para um dos aeroportos mais extremos do mundo


Apesar dos excelentes dias em Kathmandu, estávamos ansiosos para começar o Aeroporto Luklatrekking ao acampamento base do Everest. A aventura, entretanto, começou antes de começar a caminhada.
Voamos de Kathmandu para Lukla – um dos aeroportos mais extremos do mundo.

O que justifica a fama do Aeroporto Tenzing-Hillary? uma pista de pouco mais de 500 m de extensão (para se ter uma idéia, a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, tem 1323 m), com inclinação de 12º.


Os aviões que pousam não podem arremeter devido às montanhas à frente e, quando decolam, não podem falhar devido ao enorme despenhadeiro antes da cabeceira. Ou seja....não há segunda chance. Não é muito animador saber disso...

Acordamos cedo, às 04:30, tomamos um pequeno café da manhã no hotel e e embarcamos no micro-ônibus que nos conduziu até o aeroporto de Kathmandu. Junto com outros grupos, fizemos fila no lado de fora do saguão de entrada, enquanto as bagagens eram despachadas por nossa equipe.

Tivemos sorte, o aeroporto de Lukla estava fechado devido ao mau tempo nos dias anteriores. Aliás, isso é bem comum e aí só há duas opções: encarar um trekking de 5 dias (inviável para qualquer cronograma) ou desembolsar uma grana para ir de helicóptero (caso não se consiga uma vaga em um vôo levando materiais, com um valor a pagar mais baixo, o frete para 4 pessoas sai por US$ 6000). Para se ter uma idéia do sufoco que é ficar sem vôo, em 2010, 2000 turistas e seus carregadores ficam presos em Lukla devido ao mau tempo (leia neste link)

Embarque Kathmandu Lukla
Saindo do hotel de madrugada
Embarque Kathmandu Lukla
Na fila, do lado de fora do aeroporto
Aeroporto de Kathmandu
Amanhecer no Aeroporto de Kathmandu

Cada vôo entre Kathmandu e Lukla é composto por 5 aviões: 01A, 01B…, 02A, 02B, ...Nosso grupo precisou ser dividido e eu e Rosana fomos no primeiro avião.

O bimotor Dornier 228 da Tara Air decola e pouco tempo depois já avistamos as montanhas do Himalaia – todo mundo na janela !!! Aliás, a dica de quem vai de Kathmandu para Lukla é sentar do lado esquerdo do avião. A expectativa era de turbulência, o que não é muito raro neste trecho, mas não foi nada que preocupasse.

Interior do avião Dornier 228
Interior do avião
Sobrevoando Kathmandu
Sobrevoando Kathmandu
Sobrevoando as montanhas
Entre as montanhas
Montanhas
Uma amostra do visual que nos espera na caminhada
Cerca de 40 minutos depois, pousamos em Lukla. O pequeno avião termina o pouso e já faz a curva para o pequeno pátio à direita e saltamos com os apitos dos guardas que procuram agilizar ao máximo o processo. Enquanto vamos saindo, já tem a turma que vai embarcar se dirigindo para o avião, que sequer desliga os motores.

Aeroporto Lukla
Manobrando para o pátio
Aeroporto Lukla
Pátio de embarque e desembarque
Aterrisagem Lukla
Seqüência de aterrisagem em Lukla
Veja o vídeo da decolagem dos aviões, "ladeira abaixo":

Helicóptero Lukla Monumento Mortos Acidente Aéreo
Helicóptero se prepara para pousar ao lado
da pista do Aeroporto de Lukla
Monumento em memória aos mortos no acidente
aéreo em 2008 (veja link)

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Entre no Google Earth e digite no campo de pesquisa: 27.686944, 86.729722. Você voará direto para Lukla !

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1 - Como é !? Vão subir o Everest?
2 - Chegada à Kathmandu
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4 - Kathmandu–Pashupatinah e Boudhanath
5 - Voando para um dos aeroportos mais extremos do mundo (Lukla)
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16 – Lobuche e o Memorial aos Sherpas mortos
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18 – Kala Patthar: 5500m e a melhor visão do Everest
19 –  Acampamento Base do Everest:Objetivo conquistado
20 – Retorno do Acampamento Base do Everest – de Gorak Shep a Deboche
21 – Terminando a caminhada: de volta a Lukla

25 comentários:

  1. Nossa, imagino os momentos de tensão para aterrisar e decolar nesse aeroporto. :)

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    1. Lillian,
      Pessoalmente, a expectativa por começar a aventura e o fato estarmos em um grupo bem bacana reduziram muita a tensão. Olhando em retrospectiva a gente vê que não é um vôo light, mas valeu muito !
      Abraço
      Jodrian

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  2. Acredita que nossa viagem ao Butão não saiu pois o Kiko não queria de jeito nenhum pousar naquele aeroporto? Ele é super reservado com esses negocios de IATA etc e tal... então, agora nosso cronograma está sendo chegar pela India. Vamos ver se um dia dá certo!
    Adorei que vocês foram... a experiência deve ter dado friozinho na barriga, mas depois de tudo ok... vale cada minuto de emoção, né?
    Abs

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    1. Mirella,
      Vale cada minuto de emoção, sim. O aeroporto é extremo, mas os pilotos são muito bons. Considerando o intenso fluxo de vôos - tanto do pessoal que vai para trekking, quanto para escalar, não poderia ter acidentes demais, certo? Mas deu um frio na barriga e suspiros de alívio na chegada :)
      Grande abraço

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  3. Nossa que medo desse aeroporto! Todos os relatos que já li e os videos parece ser mesmo um dos mais perigosos do mundo...mas acho que um dos mais lindos tb, com essas montanhas...
    Que experiência!! Quem sabe um dia ganho coragem p/ ir para ai tb?! :-)
    Incrivel essa viagem de vcs!

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    1. Verdade, Guta
      As paisagens são muito bonitas, tanto na viagem quanto próximas ao aeroporto. Muito obrigado pelos comentários e se anime para a viagem! Vale a Pena !!
      Grande abraço
      Jodrian

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  4. Mermao...Jodrian...que experiência! Realmente esse aeroporto está entre os 10 mais extremos e perigosos do mundo. Tenho verdadeiro pavor de voar em avião pequeno. Parabéns pela aventura.

    @guiladidier (Guilherme)

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    1. Obrigado, Guilherme
      Infelizmente só há a opção do bimotor, que pousa bem nestas pistas curtas ou helicóptero. No final, deu tudo certo.
      Grande abraço

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  5. Nossa... com certeza se fosse eu, ia precisar ser dopada! Morro de medo! hahahaha
    Grande abraço,
    Cris

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  6. Põe aventura nisso. Mas de ter sido muito legal.

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    1. Foi muito legal, Flora
      No nosso caso, pelo menos, não foi estressante. Um pouco de adrenalina, mas tudo correu bem.
      Grande abraço

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  7. Grande Jodrian, muito massa mesmo, é um misto de emoção, medo e aventura, parabéns pela postagem e adicionei novamente teu site pois o webdesign fez mudanças no blog A Voz do Povo, verifiquei um por um e vi que faltava o seu. Que Deus te proteja e tua esposa. Um abraço caloroso do SERIDÓ. Carlos.

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  8. Meu Deus! Eu nem imaginava que tinha essa "aventura" antes mesmo da aventura começar. Que tenso! E pior que depois tem a volta, né? kkkkkk Muito legal o post. Parabéns

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    1. Gleiber,
      Na volta, pelo menos, sabemos como é. Para ser sincero, a maior torcida é para que o aeroporto não feche devido aos ventos e visibilidade :)
      Grande abraço

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  9. Esses aviões são excelente para pistas pequenas, já voei muito na Amazônia e lá era mata pelos 4 lados.

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    1. Concordo, Edegard
      Se ser um conhecedor profundo dos aviões, considero que o desempenho deles foi ótimo.
      Abraço
      Jodrian

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  10. Olha, não fui até Lukla, mas fizemos o vôo panorâmico do Everest e, apesar dos aviões minúsculos, foi uma das maiores emoções minhas em viagem. Fui às lágrimas vendo o Everest na minha frente!
    É nessa hora que fico feliz de não ter medo de aviões (e nem companhias meio estranhas...)
    Grandes memórias vocês tem para o resto da vida...

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    1. Verdade, Emília
      São recordações para sempre. Quanto aos vôos, só acrescentam mais emoções mesmo. Imagino como deve ter sido o panorâmico. O Everest é um símbolo, um mito, uma idéia...e quando o vemos, tudo vira realidade. Fantástico
      Grande abraço

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  11. morro de vontade de experimentar esse aeroporto, deve ser muito legal!

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    1. Claudia,
      Dá uma ansiedade, mas depois que tudo dá certo fica a emoção de um vôo muito bacana :)
      Abraço

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  12. Adrenalina pura. E toda essa emoção deve ser recompensada com a vista maravilhosa que esse lugar deve ter. Abraços.

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  13. Qual ovalor das passagens ? Quanto vocês pagaram? E onde compra as passagens de uma cidade a outra?

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    1. Cygnus,
      O valor das passagens estava incluído no pacote, de forma que não sei te dizer quanto foi. As passagens podem ser adquiridas no Aeroporto em Kathmandu

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